Curso Técnico de Operações Turísticas

Oficina de Turismo

Tatiana Lopes foi a convidada da Oficina de Turismo do mês de maio, direcionada aos alunos do curso de Técnico de Operações Turísticas. Com uma longa experiência nas áreas do front-office e do back-office nos postos oficiais de turismo, geridos pela ATP – Associação de Turismo do Porto, esta profissional partilhou com os alunos algumas exigências e desafios que se colocam a quem estagia ou trabalha no setor do turismo e, particularmente num posto de turismo.

Trabalhar nesta área é exigente, referiu: o trabalho por turnos e aos fins de semana, o domínio dos idiomas, uma permanente adaptação, o trabalho em equipa e a empatia foram alguns dos requisitos enunciados. O turista não quer ouvir um “não sei” ou uma expressão de desagrado da parte de quem acolhe. O “não sei” deve ser substituído por um “vou saber e já esclareço”, acrescentou. Da partilha fez parte, ainda, algumas curiosidades ocorridas no decurso da sua atividade profissional e que fizeram a plateia sorrir!

Muito obrigada, Tatiana Lopes, pela partilha tão interessante e profícua!