Reconhecendo a importância da era digital, marcada por uma transição social que vem transformando a sociedade na forma de ser, pensar, comunicar e trabalhar, a Escola de Comércio do Porto realizou no dia 28 de março o I Fórum Digital: Os desafios de hoje e as (in)certezas de amanhã.
Durante a manhã, com a moderação da jornalista do Jornal de Notícias, Joana Sores, os oradores convidados, apresentaram o seu trabalho e as suas convicções em três painéis: “Empreendedorismo e influência: o que mercado pede”, em que intervieram Marta Cabido Sá e Luísa Pedroso criadoras da Mel Jewel e a influencer Mónica Teixeira Lopes; “On e Off: a evolução da comunicação digital”, com a participação de Teresa Juncal Pires da Essência Completa e Fernando Félix da Webcomum; “Venda e confiança: as estratégias do negócio online”, com a intervenção de Ricardo Monteiro do Mercadão (Pinto Doce) e Paulo Coutinho de Castro da Portuguese Table. Seguiu-se um debate muito participado pela comunidade escolar que questionou os oradores sobre o online e o offline e de que forma estes se completam ou afastam.
Este Fórum foi o resultado de um projeto interdisciplinar que envolveu a turma do 10.º do Curso de Comunicação e Serviço Digital e as disciplinas da área técnica do curso.
Aproveitando a temática, da parte da tarde, a mesma turma apresentou o Projeto Cidadão: Pela Identidade Digital (Cidadania e Desenvolvimento), em 3 workshops que refletiram as problemáticas do cyberbullying “Vale tudo na internet?”, e da dependência dos jogos perigosos/mortais ”Estou online, e agora?” e apresentaram a App School Diary ECP.
Deste modo, foi proporcionado à comunidade escolar um dia de aprendizagens significativas, partilha de valores e a tomada de consciência dos impactos provocados pela transformação digital.