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Projetos transversais

Projeto Persona

O Projeto Persona é um projeto orientado para todos os alunos da Escola de Comércio do Porto e foi desenvolvido no âmbito do Serviço de Psicologia e Orientação.

O projeto capacita cada jovem, através do conhecimento, reflexão, treino e aplicação de diferentes competências – pessoais, sociais e profissionais – e assenta em quatro pilares fundamentais de atuação: Apoio, Desenvolvimento, Orientação e Aconselhamento.

Os programas desenvolvidos no âmbito do Projeto Persona são:

  • Eu, Eu e os Outros, Eu e o Mundo!, que pretende a promoção e o desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais, a resolução de problemas pela gestão de emoções e pelo treino de formas de comunicação positivas e eficazes e ainda a responsabilidade social;
  • P.S., cujo foco está ao nível da orientação vocacional e profissional, pelo desenvolvimento de competências de empregabilidade ao nível do marketing pessoal;
  • Effective Partnership, que permite que os alunos desenvolvam dinâmicas de mentorias interpares, permitindo que se crie um ambiente em contexto escolar de apoio, integração e motivação;

Para além dos programas acima apresentados, o Projeto Persona cria e promove momentos de interação e socialização entre alunos e entre alunos e professores, potenciando um ambiente amigável, de respeito e convivência saudável entre todos.

O trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Persona é ajustado às necessidades de cada faixa etária e características do grupo.

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Projetos transversais

Projeto Leitor

Enquadrado no Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular, o Projeto Leitor reveste-se de extrema importância, quando tomamos consciência de que os formandos, devido ao avanço das novas tecnologias, trocam os livros por computadores.

Considerando que, uma das competências da escola é promover os hábitos de leitura para estimular a memória, desenvolver a criatividade e formar cidadãos críticos e colaborativos, o primeiro desafio que se colocou à equipa educativa foi motivá-los para a leitura.

As Tecnologias de Informação surgem aqui, como uma área de apoio transversal a este projeto e que através do uso das tecnologias, tentam motivar os alunos a realizar atividades que lhes tragam mais competências de leitura e escrita nas quais se identificam grandes lacunas.

O modelo de participação das tecnologias, nomeadamente das tecnologias Web, foi definido inicialmente. A ideia central assenta na utilização de um blog para que a interação e a atividade de leitura seja objeto de registo, tornando-se também uma forma de atuação crítica de cada aluno, expressando opiniões e comentários que podem ser lidos e comentados pelos colegas e professores. Com esta abordagem pretende-se que os alunos se sintam mais motivados a participar nas atividades, através do uso das tecnologias.

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Projeto Cidadão

É assim denominado o projeto de cidadania da Escola de Comércio do Porto, criado e desenvolvido na disciplina de Área de Integração (disciplina transversal que engloba conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo), na qual funciona em justaposição, a componente de Cidadania e Desenvolvimento, em conformidade com o DL 55/2018, de 6 de julho.

Este projeto tem como principal objetivo o exercício da cidadania ativa, da participação democrática, em contextos interculturais de partilha e colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade. Tem como intenção pedagógica, fomentar nos alunos o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação, com vista à resolução de problemas e ao reforço da sua autoestima e bem-estar.

Respeitando os domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, no início de cada ano letivo, a equipa docente de Área de Integração, decide os domínios da cidadania a serem implementados, em articulação com os conteúdos curriculares da disciplina. A metodologia de projeto implica o trabalho interdisciplinar, pelo que a colaboração com docentes de outras áreas disciplinares é fundamental.

Os alunos são desafiados a realizarem atividades de forma autónoma, promovendo-se o desenvolvimento das competências do perfil do aluno ECP: ser uma pessoa criativa, colaborativa, comprometida e comunicativa. As atividades resultam em produtos finais que são partilhados pelos alunos na comunidade escolar e alicerçados em conferências/palestras/workshops através da participação de especialistas nas diferenças matérias que dão corpo e robustez aos projetos.

Os domínios da cidadania trabalhados: Educação Ambiental, Direitos Humanos, Bem-estar Animal, Igualdade de Género, Interculturalidade, Sexualidade, entre outros, completam a designação do Projeto Cidadão. Por exemplo, Projeto Cidadão: Pela Educação Ambiental.

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Projeto Rotas de Comércio

O Porto é uma cidade de comércio e turismo! Nós levamos-te a conhecer o comércio da cidade, percorrendo as suas ruas e praças, visitando as lojas, conversando com os seus colaboradores, fazendo registos fotográficos para compreender o potencial turístico da cidade e desenvolver as competências necessárias, para o mundo em mudança.
Fazemos parcerias com as empresas, que gostam de nos receber e tratam-nos muito bem! Imagina que imaginamos e criamos flyres e vídeos.
Fazemos peddypapers. Aprendemos e divertimo-nos.

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